UFBA » Instituto de Matemática

Pós-graduação

  • O Mestrado em Matemática da UFBA tem como objetivo principal a formação de recursos humanos visando a continuidade de estudos no nível de doutorado, a atuação em pesquisa e em ensino superior. O programa desempenha um papel essencial no contexto regional, sendo o único curso stricto sensu em Matemática no estado da Bahia, e tem contribuindo para formar um número significativo de mestres que hoje atuam em diversas instituições de ensino ou prosseguiram estudos no nível de doutorado.

  • O programa de Doutorado em associação envolvendo docentes da UFBA e da UFAL visa fomentar as atividades acadêmicas e cientificas nestas instituições e a acelerar o processo de formação de doutores e pesquisadores em Matemática na região Nordeste. Este programa associação, calcado na constante colaboração que os Institutos de Matemática da UFBA e UFAL têm tido nos últimos 10 anos, foi fortemente apoiado e incentivado por ambas as universidades através, especialmente, de suas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e conta com apoio irrestrito dos Institutos de Matemática destas instituições. As áreas de concentração do Programa são: Álgebra, Análise Matemática, Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos.

  • A Especialização Avançada em Sistemas Distribuidos é um programa lato sensu em que as áreas de concentração foram escolhidas de forma a complementar as demandas mais freqüentes de profissionais em nossa região e segundo as áreas de competência dos professores do Departamento de Ciência da Computação e do Laboratório de Sistemas Distribuídos.

  • O Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) visa prioritariamente formar docentes, pesquisadores e engenheiros com alto nível de qualificação em sistemas mecatrônicos, de forma a ser o PPGM o locus da integração Universidade-Empresa da região, no âmbito da Mecatrônica.

  • O Mestrado em Ciência da Computação é apoiado por duas importantes instituições do Estado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que disponibilizam recursos humanos e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades do Mestrado. O Mestrado em Ciência da Computação foi aprovado pela CAPES em 28/06/2011 e tem sua sede acadêmica na UFBA.

  • O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciência da Computação, com o objetivo de dar suporte à formação de pesquisadores com competência para gerar conhecimento, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência no Ensino Superior em Ciência da Computação e áreas afins.