UFBA » Instituto de Matemática

Extensão

  •  O Programa Onda Digital tem como missão contribuir com a inclusão sócio-digital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas e de difusão da filosofia do software livre. Neste sentido, abriga diversos projetos e ações de formação e qualificação em cultura digital através da realização de cursos de informática básica com a utilização de software livre, cursos de manutenção e montagem de microcomputadores, oficinas itinerantes com temas diversos, voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de experiência com uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

     

  •  A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

    Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

    A OBMEP tem como objetivos:

    *  Estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área

    *  Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

    *  Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

    *  Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

    *  Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

    *  Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.

    *  Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

    Os Coordenadores Regionais representam a OBMEP nos diversos estados brasileiros. Todos são professores, geralmente atuando em universidades. São responsáveis por
    contatar as secretarias estaduais e municipais para incentivar a inscrição das escolas na olimpíada; fornecer às escolas participantes informações necessárias para a realização das provas da 1a Fase;  organizar a logística das provas da 2a Fase.

    No estado da Bahia, contamos com 9 coordenações da OBMEP, sendo a Ba01(inclui escolas de Salvador e região metropolitana) coordenada pela professora Luzinalva Miranda de Amorim, que atua na Universidade Federal da Bahia, Instituto de Matemática, sala 222.

    A OBMEP desenvolve diversos programas que tem como objetivo estimular o estudo da matemática:

    *  Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa: www.obmep.org.br/pic.html.


     

    *  PORTAL DA MATEMÁTICA

    Lançamos o Portal da Matemática com aplicativos e videoaulas que cobrem todo o currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Esperamos contribuir com material de apoio a professores, a alunos e ao público em geral. Encontre na página http://matematica.obmep.org.br.

    *  PORTAL CLUBES DE MATEMÁTICA

    Encontre toda a semana um desafio no blog http://clubes.obmep.org.br. Crie com seus amigos um clube de matemática, participe de gincanas e competições nacionais.

    O clube lhe dará acesso também a um fórum onde você poderá discutir com outros alunos do país questões relacionadas à Matemática.

    *  POTI - POLOS OLÍMPICOS DE TREINAMENTO INTENSIVO

    O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que estejam matriculados no oitavo ou no nono ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio. Maiores informações na página http://poti.impa.br.

    *  PICME - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO

    O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Conheça melhor o programa em http://www.obmep.org.br/picme.html

    *  PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA

    Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES. Página  http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html.

    Cerca de 19 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição!